Em Portugal, as principais operadoras de telecomunicações são essencialmente quatro:

  – MEO
  – NOS
  – Vodafone

Estas concorrem entre si na oferta de televisão, Internet, telefone fixo e telemóvel, disponibilizando uma série de pacotes que agregam todos estes serviços assim como ofertas avançadas para casos mais específicos.

É um facto que hoje em dia já ninguém passa sem todas as funcionalidades de um smartphone – seja para trabalhar, aceder aos emails pessoais, consultar as redes sociais, encontrar direções para uma determinada morada, etc. Com efeito, e cada vez mais, são necessários tarifários ajustados a estas necessidades crescentes: atualmente o mercado está repleto de pacotes com chamadas e/ou SMS ilimitados e dados móveis extra para determinadas aplicações que consomem mais Internet.

Neste sentido, qual a melhor operadora de telemóvel em Portugal?
Entre a MEO, NOS, Vodafone – que são as três grandes operadoras móveis portuguesas – tudo depende daquilo que o consumidor procura especificamente.

É necessário comparar o mercado e filtrar as preferências pelas características que mais se procuram:

Mais Internet móvel?
Mais chamadas e SMS?
Mais apps exclusivas (para ouvir música, por exemplo) das operadoras?

Os dois principais critérios para se escolher o pacote certo residem simplesmente na quantidade de serviços que se necessita e na utilização (com mais ou menos intensidade) que se faz dos mesmos.

Em primeiro lugar, existem os pacotes 3P (triple-play), que englobam, como a própria designação indica, três serviços:

  – Televisão.
  – Telefone fixo.
  – Internet fixa.

São normalmente os mais acessíveis do mercado. Para quem também precisa do serviço de telemóvel, o ideal é optar por um 4P (quadruple play).

Se, todavia, forem necessários todos os serviços de telecomunicações existentes no mercado – televisão, telefone fixo, Internet fixa, telemóvel e Internet móvel -, então a solução está nos pacotes 5P (quintuple play). Estes últimos geralmente também englobam mais capacidade de Internet móvel.

Para escolha da operadora no entanto vai muitas das vezes depender também da zona em que se encontra e tudo isto são temas em que nós poderemos ajudar com a nossa equipa de consultores que certamente irá ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio.